BDI e Encargos Sociais

Como calcular apropriadamente as taxas que mais influenciam os preços das obras de Engenharia, na elaboração e/ou análise de orçamentos.
Curso Encerrado!
}

CARGA HORÁRIA

20 h.a.

Data de início

31/01/2014

Investimento

R$ 450,00

Introdução

As taxas de BDI e Encargos Sociais (somadas) podem chegar a significar 60% do preço de uma obra. Estimar ou calcular incorretamente essas taxas, portanto, pode acarretar em grandes distorções nos orçamentos de obras, resultando em prejuízos ou superfaturamentos.

Realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC), este curso capacita profissionais de Engenharia e Arquitetura (nível superior e técnico), consultores, construtores e demais interessados a calcular/compor, de forma apropriada e adequada, as taxas de BDI e Encargos Sociais de obras e serviços públicos de Engenharia.

Conteúdo Programático

1 - Conceitos Básicos de Orçamentação em Engenharia e de Composição de Custos
2 - Composição de BDI

Novo Conceito (Despesas Indiretas: Administração Central, Encargos Financeiros, Seguros, Garantias, Projeção de Lucro e Tributos)
BDI para Obras Públicas
Efeitos da Atual Desoneração da Construção Civil no BDI

3 - Composição da Taxa de Encargos Sociais (Básicos e Complementares)

Cálculo Detalhado com Apropriação de Custos Para Cada Obra
Efeitos da Atual Desoneração da Construção Civil nos Encargos Sociais

4 - Aplicações e Exercícios Práticos

Obs.: Os participantes receberão 03 livros impressos de autoria do professor, sem nenhum custo adicional!

Material Didático

Apostila, Material Adicional, Planilha Eletrônica e Slides.

Instrutor

Paulo Roberto Vilela Dias

Engenheiro Civil; Mestre em Engenharia; Presidente do Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC); Autor dos livros “Engenharia de Custos”, “Novo Conceito de BDI”, “Preços de Serviços Profissionais de Engenharia”; Professor do curso de MBA em Engenharia de Custos e Gestão de Empreendimentos (INPG/IBEC); Professor do Mestrado em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense (UFF); Responsável Técnico de grandes construtoras; Relator da comissão de elaboração da norma técnica de orçamento de obras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); Perito de Engenharia; Consultor e instrutor para empresas e órgãos públicos nas áreas de engenharia de custos e gerência de contratos.

Data e Local

Data: 31 de janeiro de 2014 (sexta-feira, das 8h às 18h) e 01 de fevereiro de 2014 (sábado, das 8h às 18h).

Local: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-CE), Rua Pe. Luís Figueira, 659, Aldeota, Fortaleza-CE (próximo ao CEART).

Inscreva-se!

R$ 450,00

Reabertura do Curso

Você tem interesse neste curso? Podemos reabrir o curso, seja presencial ou até mesmo online, caso haja demanda! Envie-nos uma mensagem manifestando o seu interesse clicando aqui.